BEM VINDOS

Ao visitar nosso blog,por favor, divulgue a seus amigos ou irmãos de fé, o futuro de nossa amada religião agradece. Entre em contato para compras ou para o bate papo no: magazen@ig.com.br

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Plano de Aula Ibejada


Definição do Projeto: A criança não consegue definir ainda esta situação entre divino e humano, por isso criamos os personagens para que ela possa idealizar e visualizar o Orixá neste momento, depois quando crescer ela entenderá que estávamos apenas personificando para que eles entendessem.
Tema: Vinde a mim as criancinhas.
Duração: 2 encontros de uma hora cada
Materias: Linguagem, Natureza e Sociedade.
Justificativa:
 O tema possibilita ao aprendiz perceber-se que faz parte de um grupo social, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
 Objetivos Gerais:
 Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, fazer com que a criança perceba os valores das religiões de matizes africanas, podendo expressar a sua crença com propriedade de conhecimento.

Etapas previstas:

*Elaboração de um mural com material explicativo sobre os ibejis, a história de Cosme e Damião, crianças índigo, para a própria Festa do Terreiro.
*Construção de um livro de Receitas com culinária do Orixá.
*Pontos Cantados de Ibejada.
*Registros Através de textos e Desenhos.
*Confecção de um varal com trabalhos manuais, pintura a dedo.
*Pesquisas.
*Conversas Sobre o tema.
*Desenhos para colorir.
 Natureza e Sociedade:
* Quando falamos de Cosme e Damião ouvimos muitos relatos de cura através da fé.
* A Vida das crianças em diferentes civilizações (Danças, Rítmos, Pesca, Onde moram, Comidas, Bebidas).
Culminância:
* É imprescindível à participação dos pais, os alunos devem apresentar as atividades para que possam se motivar para as próximas etapas do catecismo.
 Apresentação:
* De Pontos Cantados
* Exposição de fotos das aulas de festividades anteriores no terreiro e apresentação dos trabalhos realizados pelas crianças.* E o convite para que todos venham para receber o Axé dos docinhos benzidos de Cosme e Damião.
  Se gostarem deixem seus comentários ou enviem fotos de suas realizações teremos prazer em postar no blog.
 Que nossas queridas Ibejadas tragam muita alegria para seus lares.

AIÊ IÊ IBEJADA! 

Um comentário:

  1. Prezada artista

    Primeiramente reverenciamos o seu trabalho pelo bom gosto e pela habilidade artística.
    Acontecerá em Novembro(provavelmente na Semana da Consciência Negra/2016 com data a ser fixada) o 1º. Congresso: A Arte nos Terreiros-Mogi das Cruzes/SP.
    O Jornal A GAXÉTA e o Babalorixá Flávio de Yansan estão interessados em envolve-la na composição do evento, caso haja interesse favor entrar em contato no E-mail: cong.artenosterreiros@gmail.com . Aguardamos contato no prado de 20 dias para podermos incluí-la na programação do evento.
    Detalhes da participação diretamente com os organizadores do congresso. Contamos com sua participação. Julgamos que seu trabalho deve ser apresentado.

    Organizadores do Congresso.

    MC,07/03/2016.

    ResponderExcluir